domingo, 20 de dezembro de 2015

Avatar: Wan Shi Tong


Wan Shi Tong é um espírito que se apresenta na forma de uma gigante coruja. Ele também é conhecido como "aquele que sabe dez mil coisas". Ele construiu a maior biblioteca do mundo: a Biblioteca de Wan Shi Tong, e é ajudado por suas Raposas do Conhecimento a administrar e proteger o local. Ele deu sua biblioteca de presente aos humanos, com a esperança de que eles pudessem aprender e melhorar com os conhecimentos contidos no lugar. 

Em A Lenda de Aang, o espírito faz sua aparição no episódio 30 (décimo episódio do 2º livro), intitulado de "A Biblioteca". O Time Avatar entra em férias e decide fazer uma parada em um ponto do Reino da Terra. Lá, eles encontram com Zei, professor de antropologia da Universidade de Ba Sing Se, que comenta sobre a tão valiosa biblioteca. Na esperança de encontrar alguma informação sobre como derrotar a Nação do Fogo, Sokka convence todos a procurarem o lugar. Assim que conseguem entrar, se deparam com o espírito guardião Wan Shi Tong, ele diz que nenhuma sabedoria adquirida ali poderia ser usada para ferir outro humano, e que para terem acesso ao arsenal de livros dele, deveriam contribuir com um conhecimento. O professor oferece seu diário de bordo, Katara oferece um pergaminho de dobra d'água, Aang oferece um cartaz de procurado com seu rosto e Sokka oferece um nó. Um pouco desconfiado, o espírito permite a entrada deles.

Aang oferece um cartaz de procurado
Ao irem para a a seção sobre a Nação do Fogo, ficam surpresos pois tudo estava destruído. O Almirante Zhao já tinha passado por lá e queimado tudo. Frustrados, decidem pedir informação a uma das Raposas do Conhecimento, que acaba os levando até um gigante planetário que serve como calendário. Sokka descobre que o dia mais sombrio da Nação do Fogo foi durante um eclipse solar e que o próximo seria perfeito para atacar, porém Wan Shi Tong ouve. O espírito diz que os humanos são todos previsíveis e que não podia mais confiar neles, então, ele diz que vai afundar a biblioteca de vez, e levá-la ao mundo espiritual. Wan os ataca porém todos conseguem escapar a tempo graças a Toph. No caminho o professor Zei decide ficar para adquirir o conhecimento que sempre buscou. No episódio Appa também é capturado.
   



Já em A Lenda de Korra, Wan Shi Tong aparece no episódio 22 (décimo episódio do 2º livro, igual em A Lenda de Aang, hahahah coincidência?), intitulado de "Uma Nova Era Espiritual". Korra e Jinora entraram em uma jornada ao mundo espiritual, porém acabam se separando. Korra fica perdida em uma floresta e encontra com Iroh (sim, o tio do Zuko) e Jinora acha a biblioteca. Ao chegar lá Wan diz que os humanos não são mais bem vindos ali. Jinora rebate e diz que qualquer um que tenha um novo conhecimento pode desfrutar de seu arsenal, e acaba ensinando sobre o funcionamento do rádio. Após ver tantos e livros e tantas histórias ela diz que poderia ficar lá para sempre. A coruja diz que o ultimo homem que falou isso ainda estava lá, e mostra o esqueleto do professor Zei (exatamente no mesmo lugar que foi deixado em A Lenda de Aang).


Após Jinora passar algum tempo lendo sobre a Convergência Harmônica, Wan retorna ao lado de Unalaq (vilão), dizendo que ele havia se tornado um grande amigo dos espíritos e que os ajudaria. Unalaq captura Jinora e Korra não consegue salvá-la, pois como entrou no mundo espiritual por meio da meditação ela não consegue dobrar nenhum elemento. Ao retornar para seu corpo físico Korra se desespera, pois deixou a pequena filha de Tenzin para trás e fracassou em sua missão de fechar os portais.

Wan Shi Tong e Unalaq

Jinora explica sobre o funcionamento do rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário