sábado, 19 de dezembro de 2015

A Lenda de Aang: A Série

Esse primeiro post serve para fazer uma breve introdução sobre a série A Lenda de Aang e seu enredo, sem mutos detalhes. Mais tarde eu vou fazer posts separados sobre os personagens, sobres as dobras, as nações, os avatares, o mundo espiritual, etc.

Avatar: A Lenda de Aang foi uma série produzida e exibida pelo canal norte americano Nickelodeon, e rendeu ao mesmo 11 prêmios e 19 indicações. Estreou em 2005 e contém um total de 61 episódios divididos em 3 temporadas (ou livros), com uma média de 20 episódios com 20 minutos cada. Rendeu também uma continuação não tão bem sucedida, intitulada de Avatar: A Lenda de Korra (que eu vou comentar aqui mais tarde).
O mérito da estrondosa audiência da série, na minha opinião, se deve ao enredo extremamente bem elaborado, e ao trabalho em cima de cada personagem. Durante toda a história os vemos crescer e lidar com conflitos e dramas pessoais muito bem desenvolvidos.

A animação se passa em um mundo fictício onde a humanidade se dividiu em 4 grandes nações (as Tribos da Água, o Reino da Terra, a Nação do Fogo e os Nômades do Ar), cada qual com características sociais e culturais distintas. Dentro de cada nação, existe um grupo de pessoas que consegue dobrar (dominar) cada um dos elementos (água, terra, fogo e ar).
Para manter a harmonia e o equilíbrio do mundo, existe o Avatar: um dobrador que é capaz de controlar todos os elementos. Ele é a ponte entre o mundo humano e o mundo espiritual, e quando morre, seu espírito reencarna na próxima nação, seguindo assim um ciclo milenar. (Por exemplo, se o Avatar nasceu no Reino da Terra, sua próxima encarnação virá na Nação do Fogo, pois o fogo é o elemento sucede a terra no ciclo: terra  fogo  ar  àgua).


Na época em que a história se passa, o Senhor do Fogo Sozin decidiu iniciar uma guerra com o objetivo de dominar os outros povos, e só o Avatar poderia impedi-lo. Segundo o ciclo, o próximo Avatar deveria nascer entre os Nômades do Ar. Sabendo disso, a Nação do Fogo dizimou todos os nômades e a partir deste dia acreditava-se que eles estavam extintos.

Um século de guerra se passou e dois irmãos (uma menina e um menino), da Tribo da Água do Sul encontraram um garoto chamado Aang dentro de um iceberg: era o último dobrador de ar. Os irmãos Katara e Sokka levaram o garoto para sua tribo e descobriram que ele é o Avatar.
Aang havia ficado 100 anos congelado. A partir do momento que descobre sobre a terrível guerra que está acontecendo ele entende que deve cumprir o seu papel de Avatar e restaurar o equilíbrio do mundo. Ele passa por vários conflitos por estar sem seus antigos amigos e mestres, não tendo assim, ninguém para guiá-lo.
Apesar da ajuda que recebe de vários personagens, as coisas acabam ficando mais complicadas a partir de cada episódio: Aang ainda não consegue dominar os quatro elementos, já que fugiu de seu treinamento com medo de não aguentar a responsabilidade de ser o Avatar; A Nação do Fogo suspeita que ele ainda está vivo, porque quando atacou os Nômades do Ar não viu nenhum dominador com habilidades especiais; Diversas pessoas (em todas as nações) carregam mágoa do garoto, por ter abandonado o mundo em seu momento mais difícil; Aang acaba sendo perseguido pelo príncipe banido da Nação do Fogo, por motivos revelados no decorrer da série, além da aparição de Azula, que ganha seu espaço a partir do livro 2.

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário